domingo, 29 de junho de 2014

JAMES RODRÍGUEZ DESPACHA A CELESTE!

Poucos citavam a Colômbia como possível surpresa antes da Copa do Mundo, mas esta história vai tendo um desenrolar muito interessante. Pela primeira vez na história dos Mundiais, os colombianos chegam à uma fase de quartas e enfrentarão nada mais, nada menos do que a nossa Seleção Canarinha! MUITO CUIDADO! Um jeito ousado e alegre, somam-se à rapidez e ímpeto de atletas! É exatamente isso que o Brasil de Scolari, terá pela frente na próxima Sexta-feira, às 17.00h, em Fortaleza.
Na tarde deste Sábado, os 'Cafeteros' não tomaram conhecimento dos uruguaios e venceram por 2-0, diante de 73.804 espectadores que lotaram o Maracanã, assim despachando a Celeste de volta para Montevidéo.  A campanha desta seleção é invejável e temerosa, pois são 4 vitórias em 4 partidas. É relevante que Uruguai não contava com seu astro Luisito Suárez (EL PERRO), mas os colombianos tem seu valor ainda maior quando se trata de um jovem de 22 anos, chamado James Rodríguez! 


Autor de uma dobradinha que coloca seu nome eternamente cravado à história do futebol colombiano, o jovem natural de Cúcuta, tratou de aos 28 minutos de partida dar números iniciais à partida com uma bola certeira no ângulo de Muslera! Muitos disseram ser o gol mais lindo da Copa do Mundo até agora  e começo a concordar. Autoridade e excelência definiram o primeiro gol de James, e a Celeste via sua gloriosa história começar a ser espatifada por um jovem. Espatifação sentenciada aos 15 minutos do segundo tempo, quando Rodríguez anotava o 2-0  e mais um golzinho para sua coleção. A classificação veio, levanto a nação colombiana ao delírio, além da Shakira, que também ficou feliz inclusive dando entrevista ao Globo.com. Confesso que nas 3 primeiras apresentações deste time, não havia colocado sentido e nem feito apostas que o conjunto de José Pekerman pudesse trazer medo. Obviamente que esse medo é oportuno, vide a exibição do Brasil diante do Chile, mas isto é outra história. A Colômbia, sem seu principal astro, Falcao García (lesionado), mas com valores de conjunto como : Armero (ex-SE Palmeiras), Cuadrado, Aguilar e o próprio James Rodríguez (colega de Falcao no AS Monaco), fazem desta Seleção uma boa (ou péssima) dor de cabeça ao Brasil! 


Será necessário Hino à Capela, raça, bonequinho de vudu da Shakira, do Falcao, do Pekerman, dos jogadores e todas as outras místicas para barrar essa sensação futebolística. E o principal, CALMA E ORGANIZAÇÃO TÁTICA, para superar o jovem James Rodríguez, que despachou a Celeste de Forlán e companhia!


Jaurí Belmonte
@jbelmonte13

sábado, 28 de junho de 2014

TEM QUE RESPEITAR!

O Brasil foi mal no jogo, mas o que importava nos importava veio, a classificação para as quartas de final desta Copa do Mundo.
Outra vez nosso hino fez a diferença. e hoje pude notar que a torcida apoiou a seleção, ao menos tentou, por que temos de levar em consideração a tensão que foi desencadeada ao longo do jogo, em alguns momentos era de se parar de respirar.
Na minha opinião, este foi o pior jogo do Brasil nesta copa. Talvez pela péssima arbitragem do inglês Howard Web, ou pela ótima seleção chilena, mas o fato é que o Brasil conseguiu se superar dentro do jogo e ter a "sorte de campeão", como costumo falar. 

No primeiro tempo a seleção começou empolgando, estava com a marcação alta, compacta e com boa chegada na frente. Quando o defensor chileno Jara, empurrou a bola contra a própria meta, fazendo Brasil 1 - 0 Chile, nossa canarinha se acomodou e  parou de jogar, parecia perdida em campo, e numa bobeira na lateral de campo, Sanchez recebeu a bola livre na área e empatou o jogo. A partir dai, só deu Chile. 
No segundo tempo, a seleção brasileira não conseguia trocar 2 passes consecutivos, de tão forte que era a marcação chilena, não conseguíamos jogar, rifávamos a bola a todo momento, e jogadores importantes, como Neymar, não apareciam para tentar uma jogada mais aguda e perigosa.
Veio a prorrogação, e nada de mais sério aconteceu.
Na decisão por pênaltis, tivemos a superação de um jogador em especial. Júlio César havia pedido uma segunda chance na seleção para se redimir, pois bem, ela apareceu. O goleirão defendeu duas cobranças e ajudou a colocar o Brasil nas quartas.

Como supracitado, este sofrimento teve que chegar até os pênaltis por culpa do fraco trio de arbitragem. Com um pênalti não marcado em Hulk, e um gol mal anulado do mesmo, o placar foi prejudicado diretamente, fora isso, Howard Webb marcava falta em todo e qualquer tipo de choque e isto amarrou o jogo. A catimba chilena e malandragem truncaram o jogo e pouco foi jogado de verdade, Dani Alves ainda levou um cartão amarelo por esta incompetência, o atacante chileno Pinilla se jogou em cima do nosso lateral, como se fosse dar um mergulho, cavou uma falta perigosíssima e rendeu o cartão injusto.

A vitória foi injusta, o Chile jogou melhor, o futebol foi ingrato, mas não podemos nos esquecer que a seleção brasileira tem de se respeitada, e hoje ela impôs o respeito que merece e está nas quartas de final. 
Faltam apenas 3 degraus para a glória. 
VAAAAAAAAAAAAAMOS, BRASIL!


Daniel Ribeiro

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Triunfo alemão em Recife

Alemanha vence e garante classificação para as oitavas

       Estreando a camisa rubro-negra inspirada no Flamengo, a seleção Alemã derrotou hoje (26), os Estados Unidos, em Recife, por 1-0 e garantiu o primeiro lugar no grupo G e a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo.
       Mostrando um futebol nem tão inspirado, mas com a consistência habitual, os alemães fizeram o suficiente para sair da Arena Pernambuco com a vitória. O jogo marcava a estreia do meia Schweisteiger no time titular nessa Copa. E o craque, recuperado de lesão, mostrou bom futebol e foi um destaques do time alemão. 
       Os Americanos pouco incomodaram e a Alemanha dominou o jogo por completo. Sem pressão, os alemães tiveram calma e envolveram a seleção adversária. O gol foi marcado aos 10 minutos do segundo tempo em um petardo do artilheiro Thomas Müller, após rebote do veterano goleiro Howard. 
       Os estadunidenses pareciam satisfeitos com o resultado, apesar da ameaça do jogo simultâneo entre Portugal e Gana, que acabou não se concretizando e os Estados Unidos garantiram o segundo lugar no grupo com quatro pontos, mesmo número dos portugueses, ganhando no saldo de gols. A Alemanha é a primeira do grupo com sete e espera o segundo colocado do grupo H para o confronto das oitavas.
Schweisteiger (à direita) foi titular pela primeira vez na copa
ESTADOS UNIDOS 0 - 1 ALEMANHA

Local: Arena Pernambuco
Data: 26/06/2014
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)

Estados Unidos: Howard, Johnson, Gonzales, Besler e Beasley; Beckerman, Jones, Bradley, Zusi (Yeolin) e Davis (Bedoya); Dempsey. Técnico: Jurgen Klismann

Alemanha: Neuer, Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm, Kroos e Schweisteiger (Götze); Özil (Schürrle), Podolski (Klose) e Müller. Técnico: Joachim Löw.

Cartões amarelos: Gonzales e Beckerman (Estados Unidos); Höwedes (Alemanha).
Gol: Müller, aos 10 minutos do segundo tempo.

Lástima para a Celeste! ¡Del cielo al infierno!

A atitude infantil de Luiz Suárez custou caro. Em seu twitter oficial, a FIFA anunciou que o jogador ficará afastado da seleção uruguaia por nove jogos oficiais, e mais quatro meses longe dos gramados.


O jogador foi do céu ao inferno em uma semana. No jogo anterior, contra a Inglaterra, ele havia marcado dois gols na vitória por 2-1 e posto o Uruguai na briga pela segunda vaga no grupo. Pois bem, no jogo seguinte o jogador desferiu uma mordida violenta e infantil no ombro do zagueiro Chiellini, da Itália. No momento, o árbitro não apresentou nem cartão ao uruguaio, mas após o jogo, Suárez foi julgado e condenado pela entidade máxima do futebol.
É quase inacreditável que um jogador do seu porte e importância, tenha feito tal agressão. Alguns extremistas julgam tal pena, um tanto exagerada e citam inclusive outros jogadores, como Messi, Neymar, questionando se haveria tal punição em caso de agressão por parte destes dois. Contudo, JUSTIÇA FEITA! Não é a primeira vez que Luisito Suárez comete tal tipo de agressão em um terreno de jogo. Em 2010 quando atuava pelo Ajax da Holanda, desferiu uma mordida em Bakkal, então do PSV, e em 2013 vestindo o lindo manto do Liverpool, quando mordeu Ivanovic do Chelsea.  


Conversando com amigos e demais jornalistas, Suárez não só cometeu um ato excêntrico, mas sim o desrespeito com a nação uruguaia, tendo consciência de que é o melhor jogador de tal Seleção, e com os inúmeros recursos de filmagem e capitação de imagens e ações que há nos estádios em uma Copa do Mundo. Certamente, a Celeste vai ter de superar este mal e ir com tudo pra cima da Colômbia, aí sim, fazendo uso de sua conhecida e habitual raça! Lástima para a Celeste!



Jaurí Belmonte e Daniel Ribeiro
@jbelmonte13 / @im_esportesrs

segunda-feira, 23 de junho de 2014

GÊNIO, GÊNIO, GÊNIO!

Ele foi decisivo, o dono do jogo, um verdadeiro camisa 10! Todo mundo já deve saber de quem estou falando, mas tenho orgulho de falar, e falarei à Galvão Bueno, NEYMAR É O NOME DELE!
Criticado por boa parte da torcida com fama de ser "cai-cai" e de pipoqueiro, ele provou hoje que sim, ele é o melhor jogador da nossa seleção. Não porquê uma grife insinuou, e sim pelo futebol que ele apresentou em campo. O garoto teve liderança, maturidade e o principal de tudo, atitude para partir pra cima dos zagueiros e marcar um golaço.
Ao marcar o segundo gol, entoei um grito de "GÊNIO, GÊNIO, GÊNIO" que quero levar até a final do campeonato, se chegarmos lá, como símbolo deste blog.
Encho minha boca para falar dele sim! Meu entusiasmo é tanto que me faltam palavras para descrever o quanto Neymar foi importante para o Brasil neste três primeiros passos rumo ao hexa. Foi simplesmente genial! 
Alguns me criticam dizendo que é exagero exaltá-lo, mas quando vejo estão endeusando Messi, CR7, Robben, ou seja lá quem for. Como disse antes, brasileiro tem de ser Brasil em todo momento e em qualquer coisa.
E em meio a moda das 'hashtags' lanço aqui uma. Para cada gol de Neymar nesta copa, postem as seguinte 'hashtags',  #GÊNIOGÊNIOGÊNIO #IE.
Agora que venha o Chile, para nosso gênio brilhar mais uma vez!


Daniel Ribeiro
@im_esportesrs

ADEUS, VITÓRIA DE GALA, E O FIM DA ERA GUAJE! AUSTRÁLIA 0-3 ESPANHA

Austrália e Espanha se enfrentaram na Arena da Baixada, em Curitiba, diante de 39.375 almas. Sob os cânticos provocativos e VERDADEIROS de "ELIMINADO, ELIMINADO" as duas seleções fizeram um duelo apático, porém com algumas ressalvas para o lado espanhol, que acabou goleando por 0-3. No primeiro tempo, veteranos como Juanfran, Villa e Iniesta, tiveram atuações impetuosas, principalmente o atacante Villa, que entrou para a história marcando um golaço em sua última atuação com o manto ROJO, e claramente sendo o protagonista da primeira parte de jogo. Por mais que este confronto não valesse mais nada, a não ser a honra de cada país, coube a ele, o grande Guaje, o artilheiro espanhol em Copas do Mundo, eternizar uma imagem em nossas mentes. A imagem do ADEUS! O ADEUS da Espanha ao Mundial do Brasil, e de Villa à Seleção Espanhola, encerrando um ciclo vitorioso. Abaixo a imagem do ADEUS, do choro, da garra e do sangue que ferve nas veias! O ADEUS do maior, El Guaje! O cara que levou esse país, tachado desde sempre como amarelão, a amarelar seus rivais de medo, no Mundial na África do Sul, fazendo um gol mais importante que o outro. Que nunca se importou de brigar até com a mesma sombra. Quando surgiu novo, no Sporting Gijón, com fama de pavio curto, esse asturiano já estava predestinado, a honrar a pátria. 


Aos 32 anos, jogando seu terceiro e último Mundial, marcando 59 gols em 97 jogos, somando-se ainda à 13 assistências. Certamente foi o fim de um ciclo para a David Villa Sánchez, que sai pela porta da frente do conjunto espanhol. 


Suplente do apático Diego Costa, nos dois primeiros jogos, "EL GUAJE" jogou hoje contra a Austrália e tratou de deixar um belo rastro, um golaço de letra depois de um cruzamento respeitoso de Juanfran. Villa foi substituído por Mata, e logo me veio algo à mente: POR QUE o Diego Costa e não o Villa, Del Bosque? Por quê?
O jovem Juan Mata entrou e deu mobilidade ao meio, junto do cérebro Iniesta. Ambos alimentavam o ataque que tinha o contestado Fernando Torres, que apesar de todas as contestações, não é tão apático como Diego Costa. El Niño e Mata, deram números finais ao jogo, em que o protagonista da segunda parte foi Andrés Iniesta. 
Concluindo a análise, Iniesta dividiu tal protagonismo com Villa e ambos comandaram uma atuação de gala, que acabou sendo válida apenas pelo quesito de "bom futebol", já que a Seleção Espanhola de Futebol se despediu do Brasil e da Copa do Mundo de 2014.
Em Curitiba, vimos o adeus, a vitória de gala e o fim da Era Guaje, a Era David Villa. 

Jaurí Belmonte
@jbelmonte13

Hoje é o dia! Brasileiro tem de ser Brasil, em todos os momentos !

A Seleção Brasileira encara Camarões com todas as forças, no lindo Estádio Mané Garrincha, às 17.00h. 


É necessário ganhar bem, para readquirir a confiança abalada nestes dois primeiros jogos. Mas como isto já está sendo muito comentado, prefiro partir para o lado mais lindo e precioso do futebol, o do sentimento.
A canarinha carece de um grito de guerra, um alento durante os jogos. O hino é algo de deixar qualquer um arrepiado, mas é preciso um algo a mais, algo que faça o adversário "tremer as canelas" durante o jogo, como diriam no interior. O torcedor que vai ao estádio, devia aproveitar aquele momento como se fosse o último, e cantar, vibrar, dar o sangue na arquibancada para que os jogadores dentro de campo tenham uma motivação a mais para jogarem com garra e vontade. Sinto falta disto, diante de argentinos, chilenos e mexicanos que cantam em todos os jogos de sua seleção, com um tom de patriotismo agudo! Parte desse desânimo pela torcida pode ter sido causado pelos gastos com a copa, mas temos que entender que a seleção não tem qualquer envolvimento com tais problemas. Futebol e política partidária não andam juntos.


O Brasil talvez seja o único país aonde seus torcedores são contra sua seleção, claro que isto pode haver em outros países, mas ultimamente tenho visto isto com frequência, e tem me irritado muito. Torcedores vangloriam mais seus clubes à seleção, quando a seleção devia ser a "mãe" de todos nós. Devíamos ser devotos de nossa amarelinha 5 vezes CAMPEÃ MUNDIAL, a camisa que participou de todas as copas, a seleção que tem o melhor desempenho em copas do mundo. Falando nisso, tenho certeza absoluta de que esses que se rebelam contra a seleção, se o Brasil for campeão, sairão gritando na rua comemorando a sexta estrela e dizendo "eu sou brasileiro com muito orgulho...", e cá entre nós amigos, se tu és um patriota como eu, também ficarás revoltado!
Não estou aqui para causar discórdia, e sim para fazer outro desabafo. Quero acreditar que não sou só eu que penso assim. Brasileiro tem de ser Brasil em todos os momentos. 


Daniel Ribeiro
@im_esportesrs

sexta-feira, 20 de junho de 2014

A COPA DAS COPAS!

     Essa Copa do Mundo no Brasil, sem sombra de dúvidas, é a melhor da história! Terei orgulho de contar aos meus filhos e netos, que sim, eu assisti à surpreendente Costa Rica vencer dois campeões mundiais, com propriedade, diga-se de passagem, e se classificando em primeiro lugar no "grupo da morte". Vi também, o fim de uma era, uma era espanhola que encantou e dominou o mundo por quatro anos, e caiu diante de uma seleção chilena, organizada e valente, que correu e jogou melhor que a "fúria" durante os 90 minutos, e antes ainda, havia sido humilhada, aniquilada pela "laranja mecânica", vingando a final da última Copa por incríveis 5 x 1. Duvido e aposto, que alguém imaginava tamanhos fracassos nestas duas primeiras rodadas do campeonato. Um belo presente do destino para o país do futebol, que em meio a tantos problemas sociais, está tendo este espetáculo em sua terra! Um espetáculo nada bom para os que já estão de fora, mas para nós admiradores de um futebol competitivo e com surpresas, é algo estupendo. 

     Inglaterra e Espanha irão jogar a ultima rodada apenas para cumprir tabela, já estão de malas prontas para casa, e pipoca comprada para assistir a grande final no Maracanã, em um bom sofá acredito eu.
     E não para por aí. Temos a certeza de que Uruguai ou Itália ficarão de fora. As duas seleções campeãs do mundo decidirão isso em um jogo que tem tudo para ser histórico, uma partida de vida ou morte para ambos, um jogo que terá a classe italiana contra a garra uruguaia. 
     Quem ganha? Acho que quem ganha somos todos nós, seja com o duelo espetacular que se desenha, ou com a ótima gastronomia dos dois países. Com uma vitória italiana, a certeza é de que teremos uma bela macarronada, já em caso de vitória uruguaia, uma parrilla cairia muito bem! 
    Descontração a parte, sabemos que esta copa ainda terá muitas surpresas e grandes jogos. 
    Termino esta crônica com o meu patriotismo falando alto. Espero que nossa seleção brasileira acabe com essa hegemonia, seja do Chile ou Holanda, e ainda, de qualquer outra seleção que nos enfrentar, afinal, como disse meu amigo Belmonte em outro momento, neste blog, "em território brasileiro, a canarinha deve mandar!".



Daniel Ribeiro.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

DO CÉU AO INFERNO! FIM DE UMA ERA!

A Seleção Espanhola, novamente atingiu o extremo, o inferno! Em 2010 atingiu o céu, acompanhado de uma Eurocopa em 2008, e também em 2012 conquistando outro torneio europeu. Chegou na Copa das Confederações com pinta de ser o grande time, onde tal tese foi confirmada até a grande final, onde pegou o Brasil e tomou um sonoro 3-0. 


Ali ratificava-se que o impetuoso TIKI TAKA estava perdendo espaço. Implantado pelo já falecido Luis Aragonés, o esquema que valorizava o lindo toque de bola e a posse da esférica, ganhou a Europa e o Mundo e começava a ser dúvida no atual momento que o futebol vivia. Com a presença de seleções rápidas e com ritmo intenso, restava à Espanha se adaptar ou se adaptar. O problema é que a Espanha não se adaptou, e chegou na Copa do Mundo 2014, fazendo fiasco. Fiasco que foi nítido depois de tomar 5-1 da Holanda, sem impôr o mínimo de trabalho que até a modesta Austrália impôs. A Seleção com falhas individuais de jogadores importantes na história estava escrevendo um episódio vergonhoso e vexatório na história de La ROJA.
Jogadores que deixaram seu  nome gravado na história de um país, e que vieram a falhar! Impossível acreditar no que ocorria. Hoje a derrota para o Chile, fez a permanência destes jogadores bem rotulados, entrar em questionamento fazendo perderem a credibilidade e até mesmo o esquema cair em túmulo e ser definitivamente enterrado. 


O futebol tem memória curta! Torcedores, jornalistas, corneteiros e secadores, estão apagando o legado de Aragonés, que até pode estar ultrapassado, mas jamais vai apagar a história vencedora. A Espanha se despede da Copa com vergonha e com a certeza de o fim de uma era. O fim da Era Casillas, Era Iniesta, Era Xavi... Ao meu ver poderia ser o fim da Era Diego Costa, a qual jamais deveria ter começado. Jogador que se mostrou sem vontade e intimidado por coitados que vaiavam ele desde as arquibancadas. David Villa, maior artilheiro da Espanha em Copas do Mundo, e que carregou este time rumo ao trunfo de 2010, era suplente. Uma lástima! Esta seleção foi do Céu ao Inferno, causando o fim de uma Era... 

ESPANHA 0-2 CHILE
63% |POSSE DE BOLA| 37%
6 | TIROS À GOL| 4
7 | ESCANTEIOS| 1


Jaurí Belmonte  
@jbelmonte13

terça-feira, 17 de junho de 2014

Uma pena! BRASIL 0-0 MÉXICO

Que a entoação do hino nacional brasileiro cantado à capela é comovente, isso é seguro, afinal é algo que comove, arranca arrepios e lágrimas como aqui já redigido por este blogueiro. Inclusive, arrancou lágrimas até do craque brasileiro Neymar! 




Aliás, tal entoação que não se refletiu em campo nesta tarde, em um emocionante BRASIL 0-0 MÉXICO. Uma Arena Castelão, com calor humano e abarrotada por patriotas e corajosos mexicanos que invadiram o litoral nordestino! Fortaleza viveu uma tarde incrível, porém não da forma que gostaríamos. Ataque lá e cá, com uma atuação estupenda do goleiro Uchoa, da seleção centro americana, que fez paradas absolutamente espetaculares. Seguramente, o VIVENTE RESPONSÁVEL PELO 0-0 NO SCORE. Ora em testada de Neymar, ora em testada de Thiago Silva, o goleiro mexicano seguia incansável embaixo das traves. Foi certamente a muralha da partida, ainda que Júlio César também foi obrigado a trabalhar com uma ofensividade mexicana, de invejar. Talvez, não seja a seleção do México a grande favorita ao título e nem a incomodar as grandes potências futebolísticas, mas diante de um futebol que se faz presente em campo com novos estilos, e dinâmicas, a finalização e organização do meio campo é FUNDAMENTAL!  Foi exatamente isso, que faltou ao Brasil. Enquanto a Seleção de Roberto Bolaños e Ligeirinho, pegava a bola e gritava "ARRIBA', com uma certa organização e toque de bola envolvente, a Canarinha de Neymar e companhia estava afobada e fazia tudo errado. A tal correria que o Brasil fez é correta, só não foi mais correta porque não teve organização. Meio campo sem criação. Nitidamente falta  um '10' clássico, que pegue a esférica e organize a jogada... mentalize a passagem de laterais, a triangulação de jogadas e não vise apenas enfiar a bola em Neymar, Neymar e Neymar! Neymar tem condições de ser sobrecarregado, porém não de forma burra. Foi o único que jogou do meio pra frente. FRED, INEXISTENTE! 


Os demais sendo engolidos por uma baderna tática, oriunda da emoção e ansiedade, que no decorrer de 90 minutos, sequer Felipão conseguiu ajeitar. Certamente virão críticas neste quesito. Ademais, deve haver a coerência de saber a qualidade mexicana. Veremos o que nos aguarda, frente a Camarões e nas futuras fases da Copa das Copas.

Jaurí Belmonte
@jbelmonte13

segunda-feira, 16 de junho de 2014

QUE COPA!!!!

Que a Copa do Mundo tem uma mística diferente de outros jogos de futebol, isto é inegável. Mas agora pergunto, o que são esses jogos da Copa do Mundo no Brasil? Um jogo melhor que o outro. Isso que esta crônica está sendo redigida ainda sem o término da primeira rodada . Obviamente há favoritos, decepções e surpresas, aliada de fatos inusitados e exemplares. 


A média de público da competição, por enquanto, é de 51.000 torcedores por partida, mostrando que o brasileiro certamente abraçou o mundial, vide as mobilizações de apoio e interação nas arquibancadas. A Copa já vai fazendo história, é a Copa no país com maior diversidade no mundo. Diversidade de etnias, de culturas, de gostos, de estilos... o que nos beneficia a ser um povo hospitaleiro. Ainda que há baderneiros ( e isso há em qualquer lugar), desorganização (também temos em qualquer lugar), entre outros fatos inusitados, a Copa aqui no Brasil, vai sendo a Copa das Copas. Assim como em todos os estádios, tivemos uma festa maravilhosa, rodeada de bons fluídos pelos deuses do futebol. Em Porto Alegre, um fato inusitado, foi a não execução dos hinos de França e Honduras, no famoso protocolo padrão FIFA, antes de jogos com organização da entidade máxima. Uns (sensacionalistas) culpam o Inter, e outros (mais ponderados), culpam a FIFA. O prefeito José Fortunatti, manifestou-se junto à Rádio Guaíba, dizendo que tal entidade estava com o poderio sobre o palco gaúcho, o que isentaria o SC Internacional de qualquer culpa, e daria a responsabilidade pela falha, para a FIFA. Fazendo valer tal manifesto, a partida foi espetacular, com goleada francesa por 3-0.


Outra história que nos chamou muito a atenção, foi a educação mostrada por torcedores japoneses, Sábado à noite, em Recife, onde a seleção nipônica perdeu para os africanos de Costa do Marfim, por 1-2. A imagem abaixo mostra um torcedor japonês juntando o lixo acumulado acerca das cadeiras. Um exemplo a ser seguido! Força Japão, além de esbanjarem carisma, esbanjam educação.


Saindo do casual, e partindo para a visão futebolística, me encantam alguns estilos e outros me decepcionam. Estou muito feliz em ver seleções africanas fazendo uso da força, da genética e da velocidade em um jogo com muita intensidade e partindo pra cima. A garra italiana, aliada à experiência e ao detalhismo que muitas vezes é abdicado em meio à um time 'brucutu' . A Alemanha que supera limites e supera uma história, dividida em duas partes. Uma nova história começou a ser escrita, a partir de 2006, com a realização do mundial neste país. A Holanda, calejada de derrotas e decepções em finais, mostrou estar com sangue nos olhos ao bater a algoz Espanha, na primeira rodada com uma vitória bárbara. Tal Espanha, que ao meu ver, tem o seu tiki taka, uma decepção. Venceu antes do prazo, de forma precoce o estilo implantado por Aragonés, que patrolou a Europa em 2006 e 2012 e conquistou o mundo em 2010. Mas a força sul-americana também não pode ser esquecida. O estilo veloz e objetivo do Chile, a vontade de Messi e todo o conjunto de Sabella, em levar a Argentina ao ápice, e o evidentemente o anfitrião, Brasil. A equipe de Scolari talvez não seja a melhor de todos os tempos, porém a vontade e ganância pela taça, é nítida. Há uma mescla de juventude e experiência.


Experiência que vem do banco de reservas, com um treinador vencedor, e faz brotar classe e exuberância da técnica de Oscar e Neymar. Creio que serão jogadores fundamentais no ataque canarinho. Na defesa, um cara que sou fã, David Luiz. Humilde, calmo, vibrante, categórico e acima de tudo, uma qualidade que sobra neste grupo, patriota!! Aguardaremos mais capítulos deste magnífico evento em nosso solo, afinal, é Copa do Mundo, e que Copa!!


Jaurí Belmonte
@jbelmonte13

Alemanha atropela Portugal de CR7

Alemães goleiam com show de Thomas Müller

        Alemanha e Portugal duelaram nessa tarde de segunda-feira(16) pela Copa do Mundo, na Arena Fonte Nova em Salvador-BA. Na estréia das duas seleções, os alemães levaram a melhor e venceram pelo placar de 4 a 0. Destaque para Thomas Müller, que marcou um hat-trick e é o atual goleador da competição.
      O técnico alemão Joachim Löw não escondeu a preocupação com Cristiano Ronaldo e mudou a escalação para conter o melhor jogador do mundo. O capitão Phillip Lahm foi deslocado para o meio campo e Jerome Boateng foi para a direita com a missão de segurar o craque, e conseguiu, CR7 pouco participou e viu a Alemanha dominar a partida. Logo no início, os portugueses já demonstravam nervosismo e em um erro de saída de bola, o goleiro Rui Patricio dá um presente ao volante Khedira, que sem goleiro, erra o alvo em um chute de fora da área. Não demorou muito para os alemães abrirem o placar, aos 10 minutos João Pereira puxa Götze dentro da área. O juiz marca pênalti, convertido por Thomas Müller. A Alemanha continua superior no decorrer do primeiro tempo e aos 32 minutos Hummels, de cabeça, amplia o placar em cobrança de escanteio de Toni Kross. 
      Cristiano Ronaldo sofria em meios aos zagueiros alemães. A seleção portuguesa, pouco criativa, chegava uma vez que outra, sempre sem muito perigo. A esperança Lusa se acaba quando Pepe perde a cabeça e agride o craque da partida Müller, e sai expulso no final do primeiro tempo. Ainda deu tempo para mais um, Müller briga na pequena área e fuzila de perna esquerda fazendo 3-0 antes do intervalo.
         Na segunda etapa os alemães seguram o ímpeto e trabalham para manter o placar. No contra-ataque, Götze perdeu boa oportunidades aos 24 minutos, chutando por cima. A tarde era mesmo de Müller. No rebote de Rui Patricio, o alemão empurra para o fundo das redes o terceiro gol dele na partida, aos 32 minutos do segundo tempo. Valente, a seleção portuguesa se jogou ao ataque no final do jogo, mas a derrota era inevitável. Ronaldo tentou de falta, mas Neuer não deixou o craque aparecer, nem de coadjuvante, na noite do artilheiro da Copa Thomas Müller.
        Com o resultado, a Alemanha é a líder do grupo G com 3 pontos e 4 gols de saldo. As 19h tem Gana x Estados Unidos, jogo que completa a primeira rodada do grupo.
Destaque da partida, Müller chega a artilharia da Copa do Mundo com 3 gols

ALEMANHA 4 X 0 PORTUGAL

Local: Arena Fonte Nova
Data: 16/06/2014
Horário: 13h
Árbitro: Milorad Mazic

ALEMANHA: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels (Mustafi) e Höwedes; Khedira, Lahm e Kross; Özil (Schürrle), Götze e Müller (Podolski).Técnico:  Joachim Löw.

PORTUGAL: Rui Patricio, João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Coentrão (Almeida); Moutinho, Veloso (Costa) e Meireles; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida (Éder). Técnico: Bento.

Cartão Amarelo: João Pereira (POR)
Expulsão: Pepe (POR)
Gols: Müller aos 11, de penalti; 45 minutos do primeiro tempo e 32 minutos do segundo; Hummels aos 32 minutos do primeiro tempo.


sábado, 14 de junho de 2014

INGLATERRA E ITÁLIA PROTAGONIZAM UM JOGÃO!

     Que jogo, amigos!
     No início do jogo, tivemos as duas equipes buscando o ataque e tudo ficou equilibrado. Com um contra-
ataque rápido, o primeiro chute a gol foi da Inglaterra, Sterling disparou um foguete em direção à meta de Sirigu, fazendo vários torcedores gritarem gol. Após isso, só deu Azzurra no jogo, e a posse de bola refletia esse domínio em campo. O gol da Itália saiu de uma linda jogada, o gênio Andrea Pirlo deu um "corta luz" deixando Marchisio livre pra chutar de fora da área e marcar um golaço. Mas durou pouco essa felicidade. Pouco depois, em outro contra-ataque rápido e um erro de posicionamento da zaga italiana, Rooney cruzou na cabeça de Sturridge e o atacante só empurrou pro fundo das redes. Na comemoração do gol da Inglaterra, o preparador físico inglês passou mal pelo forte calor e teve de ser socorrido pelos paramédico. Mas nada parou a Itália, aos 44 do segundo tempo, Balotelli recebeu boa bola dentro da área, tirou do goleiro Hart e chuto por cobertura, mas o zagueiro Jagielka tirou em cima da linha.
     Na volta do intervalo, a Azzurra continuou pressionando, e num cruzamento perfeito de Candreva, Balotelli cabeceou e marcou o segundo da Itália no jogo. Depois do segundo gol, o time italiano diminuiu o ritmo e a Inglaterra até tentou pressionar, mas de nada adiantou. O cansaço era visível nos jogadores pelo forte calor a úmidade do ar, com isso o jogo começou a ficar lento e mais pegado. No final da partida, Pirlo cobrou uma falta com maestria e a bola explodiu no travessão. Final de jogo com vitória da Azzurra, e decepção inglesa. 

Ficha técnica: 
Inglaterra: Hart; Glen Johnson, Cahill, Jagielka, Baines; Gerrard, Henderson (Wilshere), Sterling; Rooney, Sturridge (Lallana) e Welbeck (Barkley).

Itália: Darmian, Barzagli, Paletta, Chiellini; De Rossi, Pirlo, Verratti (Thiago Motta), Candreva (Parolo), Marchisio; Balotelli (Immobille).

Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)

Cartões amarelos: Sterling (ING) Cartões Vermelhos: - 


Daniel Ribeiro.

VERGONHA ESPANHOLA! HOLANDA 5-1 ESPANHA

O número 13, parece ter tomado conta da Fonte Nova em Salvador, e da Seleção Espanhola. Na tarde de ontem, ou Sexta-feira 13, sei lá, como quiserem, a Seleção Espanhola foi estuprada pela Holanda! O azar se fez presente, porém a categoria holandesa, exalou! Que lástima para os espanhóis! Nem Casillas, nem Ramos, nem Piqué. Ninguém foi páreo para o Carrossel Holandês. 

Iker Casillas, desolado depois da derrota de 5-1 para a Holanda

O conjunto de gala de Vicente Del Bosque, foi sacramentado pela Laranja Mecânica e o estilo rápido do time Louis Van Gaal, talvez tenha sido o grande trunfo da equipe dos Países Baixos. Além do esquema e estilo de jogo, as particularidades também se fizeram presentes, principalmente com Van Persie e Robben que destruíram a defesa ibérica. O mecanismo de jogo rápido, nitidamente deu um baile no TIKI TAKA que nos encantou nos últimos 6 anos. Parece que não houveram inspirações pelos títulos recentes, e a memória por Aragonés, pai deste estilo aprimorado por Vicente!


Ao time holandês, restam méritos. Méritos de uma equipe convincente e vencedora, que fez valer a vontade de passar por cima e vingar o último jogo da Copa de 2010. A linda Fonte Nova, e os viventes que nela estavam acompanhando a reedição da grande Final de 2010 presenciaram um jogo atípico e cheio e que entrou para a história. A Holanda vem forte, muito forte. Começou arrasando um forte candidato, ao menos em seu grupo, e certamente seguirá embalada no decorrer da competição, porém, só os deuses do futebol sabem onde este time vai chegar.

Jaurí Belmonte
@jbelmonte13

VITÓRIA DO PATRIOTISMO! VITÓRIA DA CANARINHA!

Na abertura da Copa do Mundo de 2014, o Brasil, país anfitrião estava literalmente pintado de verde e amarelo de Norte à Sul. Ainda que infelizes black bloc's seguiam devastando e depredando inúmeros patrimônios públicos, bancos e estabelecimentos por diversas capitais, coube aos paulistanos, fazerem a festa para o mundo todo ver. A abertura, ainda que criticada por muitos brasileiros, agradou muito os estrangeiros. Estávamos todos diante do maior espetáculo da Terra, em um lindo 12 de Junho de 2014, que entrou para a história!


A Arena São Paulo (vulgarmente conhecido como Itaquerão), recebeu mais de 61.000 apaixonados pelo esporte mais grandioso que há! A casa do massivo Corinthians, via o início de uma busca, a busca pela sexta estrela no peito, busca pelo hexa! Viram a ofensiva e bem ajustada toalha de mesa, digo, Croácia, sair na frente com gol contra do lateral-esquerdo Marcelo. A mesma Croácia, que provocou inúmeros ataques cardíacos a nós, com gols perdidos e várias jogadas de perigo. Viram também nossa estrela, de apenas 22 anos esbanjar categoria, vontade e ousadia! 


A vitória brasileira, teve o nome dele: NEYMAR! Dobradinha do brasileiro, ainda que o segundo gol tenha sido oriundo de um penal polêmico, serviu para fazer a festa e alegrar aqueles todos, que antes do jogo protestavam contra Dilma Rousseff e seu governo frente ao Brasil. Oscar, que foi tão contestado em alguns momentos e em amistosos anteriores por um queda de produção, foi um leão em campo. Desarmou, lutou e fez gol. O 3-1 saiu de um chute totalmente seco, com o bico da chuteira no canto do goleiro Pletikosa. Creio que a vitória, deveria ser dedicada ao patriotismo. Patriotismo que falou mais alto no peito de todos, até dos mais críticos e realistas que habitam o Brasil desde seu princípio de vida. 
O hino entoado nas arquibancadas, entrou em campo na Copa das Confederações e escorreu na veia de cada atleta durante os 90 minutos. Se o árbitro japonês errou, isso é outra história. Na minha modesta opinião, foi pênalti sim! 


O Fred foi deslocado. Aliás, vi muitos dizendo que não havia sido nada. Mas se fosse a favor do seu time em um jogo de campeonato nacional, certamente passariam por cima da justiça e não ligariam para a 'dor' do adversário. Os croatas foram guerreiros, porém em território brasileiro, quem deve mandar, é a Canarinha.

Jaurí Belmonte
@jbelmonte13 



sexta-feira, 13 de junho de 2014

Confiante!

     Franco Baresi disse que não se surpreenderia se a Azzurra fosse campeã da Copa do Mundo.
     O ex-jogador, ídolo do Milan e da seleção italiana, acredita que mesmo com o empate da seleção contra Luxemburgo no último amistoso antes da Copa, confia que Prandelli conseguirá escalar um time forte para conquistar a quinta estrela. Confira trechos da entrevista que Baresi deu à um jornal indiano:
 Prandelli varia seus planos com os pontos fortes e fracos do oponente. É sinal de uma boa equipe, que tem a grande capacidade de se adaptar a diferentes formações. Nós amamos jogar o futebol tático. Nossos adversários sabem que, no entanto, nós ganhamos a Copa do Mundo quatro vezes. Não me surpreenderia se a Itália ganhasse pela primeira vez o Mundial na América do Sul.
     Em outro trecho, falou da força defensiva da Azzurra, que teve grandes nomes ao longo das últimas Copas, e destacou a presença do experiente goleiro Buffon, de 36 anos -  A Itália sob o comando de Prandelli tem um lado forte. Como de costume, Buffon irá liderar nossa meta. Temos sorte de produzir goleiros e zagueiros de classe mundial. As linhas defensivas estão bem protegidas com Buffon, Chiellini, Barzagli, Bonucci e Maggio - declarou Baresi.

     A Itália estreia neste sábado contra a Inglaterra, em Recife. Será mais uma goleada ou teremos uma partida equilibrada? 




Daniel Ribeiro.

Mais um que vira a casaca!

     Pra mim é lamentável a falta de honra no futebol atual, e isso veio à tona pelo anúncio defeito no site oficial do Grêmio que Giuliano, ex-jogador do Inter havia assinado com o arque rival colorado.
     Hoje em dia não há mais amor à camisa, muito menos honra, entre os atletas do “novo” futebol. Para mim futebol está virando esporte de elite, uma "facada" no peito dos atletas dos anos 60/70, que acima de qualquer coisa coisa, jogavam pela camiseta, pelo clube.
Giuliano, como todos sabem, fez história na Libertadores pelo Inter em 2010, quando sagrou-se bi-campeão da América. Ele foi um dos principais jogadores naquela campanha, se não o principal, fazendo gol aos 43 minutos do segundo tempo contra o Estudiantes em La Plata, classificando o Inter para as semi-finais, e marcando gol na final contra o Chivas, em Guadalajara.



     É incrível como estes, não consideram o torcedor, que até então tinha orgulho do menino ali criado, que despontava para o mundo, e agora os trai! Lamentáveis atitudes, que cada vez mais ferem nosso futebol, e nossos corações torcedores. Giuliano não era nem um ídolo, mas havia uma identificação com o torcedor, e com o clube que tudo lhe deu, mas por mais otimistas que tentemos ser, há uma mágoa por tal ingratidão.
     Não podemos deixar de parabenizar a diretoria gremista, que nada tem haver com isso, apenas está querendo fortalecer seu grupo com uma excelente contratação. Mas fica o alerta ao torcedor apaixonado: Não se apegue aos jogadores atuais, há exceções de atletas que realmente vestem a camisa e dão o sangue em campo pelo clube, não só pelo salário que lhe é pago, mas também há quem seja mercenário. Chegar e beijar o escudo do time, e depois os trair vergonhosamente

     Desculpem-me o desabafo, mas para mim isto é ridículo.




Daniel Ribeiro.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Qual a culpa da seleção? Qual a culpa da Copa ser no Brasil?






Faltam pouquíssimos dias para começar a Copa do Mundo no Brasil! Quem nunca sonhou em ver o maior campeonato de seleções do mundo, sendo realizado no país em que revolucionou o futebol? Em 2007, quando anunciada publicamente a copa no Brasil, eu tinha apenas 10 anos. Vibrei, comentei e me empolguei com o que aconteceria 7 anos depois, assim como a maioria dos brasileiros. Esta data chegou e vejo que tem algo errado, não vejo clima de Copa do Mundo, não era o que eu imaginava... O que está acontecendo? Por que, você que torcia pelo Brasil, seja por influência dos pais, por gosto próprio ou até mesmo para sentir o manto da seleção no peito e poder ter a satisfação de vibrar com um gol, simplesmente está torcendo contra? Qual a culpa dos nossos idolatrados, até então, jogadores tem, da Copa não ter sido realizada da forma correta? Por que torcer contra aqueles que apenas jogam, não constroem, não projetam e muito menos são responsáveis pelos atuais erros? Torcer contra, vai transformar o nosso país no melhor lugar para se viver? Um, dois, três, quatro, cinco perguntas que adoraria que alguém me respondesse, mas como não é o caso, tentarei resolvê-las individualmente, com a minha cabeça de 17 anos.
Pode ser que isso seja um apelo, um pedido ou até mesmo uma confirmação de que tentei fazer minha parte. No ano em que a Copa foi anunciada, a maioria das pessoas que hoje escrevem absurdos, criam posts e compartilham fotos sem procedência alguma criticando os jogadores, vibraram ou nem se interessaram pelo anúncio. (Quero que entendam que não acho correto por completo a realização da copa no Brasil, mas sou torcedor da Seleção sempre). Para esses, dou um conselho: sejam menos babacas. O que ocorre hoje, com a facilidade da liberdade de expressão, é que qualquer um pode ser influenciado sem conhecer a origem. Se tu que torce contra, antes desse texto, tinha pelo menos a ideia de que a Copa foi anunciada em 2007, se pronuncie, só por via das dúvidas. Qual o motivo dessa gana pela derrota da seleção? Lembrem-se, ultimamente, é uma das únicas coisas que nos representa de forma aceitável, e vocês? Torcendo contra... Vale a pena? Se valer realmente, me avisem que eu quero sentir também, mas olha, tem que ser algo muito melhor do que a emoção de ver o meu país levantando a Taça da Copa do Mundo mais uma vez. Os jogadores que hoje defendem a camiseta do Brasil, estão JOGANDO FUTEBOL pela competência, não foram eles que atrasaram os estádios e aeroportos, muito menos causam malefícios a saúde e economia. Repetindo: estão apenas jogando futebol. Se até agora, tu ainda defende algum motivo de torcer contra, por favor, se pronuncie e me apresente alguns BONS motivos, por que pensando bem, se a nossa seleção perder, eu acredito que a saúde, economia, educação e todos os outros problemas relacionados ao país, Brasil, não terão alteração.
Isso foi um apelo, se apenas 000,1% das pessoas que leram este texto, mudaram de opinião, ótimo. Mas não é a minha intenção. Não quero nem preciso mudar a opinião de ninguém, deixem isso com os soberanos pensadores. Apenas desejo que entendem e repensem sobre isso, grato.





Roberto Burns.

Vai ter craque sim!

      Ultimamente, temos visto muitos comentários sobre a Copa do Mundo no Brasil. Dos mais absurdos aos coerentes por completo, dos renomados da crítica, aos poetas do Twitter (não necessariamente nessa ordem). Em um assunto tão polemizado, baseio este texto no tema "futebol" em si. Algum tempo atrás, tive o desprazer de ouvir e ler que o Brasil não tinha craques. Que Neymar não se comparava com Rivaldo, da mesma forma David Luiz e Thiago Silva com LÚCIO e ROQUE JÚNIOR e assim por diante até chegar a frase: "O Brasil não produz mais craques". Por mais ignorante e absurdo que seja, a internet nos proporciona esses momentos.
     No Brasil de hoje, temos Marcelo, titularíssimo no atual Real Madrid, campeão da Champions League. Thiago Silva, sem sombra de dúvidas, entre os 3 melhores zagueiros do mundo. Neymar, um dos primeiros (se não o primeiro) jogador a estar entre os TOP 30 melhores do mundo, atuando no Brasil e enfim, não produzimos craques? A seleção que derrotou e exterminou o TIKI-TAKA, pelos indiscutíveis 3x0 não possui craques? Agora pouco, no amistoso contra o Panamá, vimos Neymar ser genial. Em dois lances mudou o rumo da partida de forma estupenda. Primeiramente na arrancada que sofreu a falta e logo, após os gritos de Felipão: "Não é na porrada, é jeito! Não é na porrada!", assoprou a bola para o "L" direito do goleiro amigo panamenho e após o passe de calcanhar entortando dois jogadores adversários para o gol.
     A seleção brasileira possui craques, muitos. Possui também o preconceito de alguns torcedores, que acreditam em estereótipos, ignorantes, os "do contra" que defendem a tese que se a seleção perder, a corrupção vai ser extinguida, entre outros. Talvez esses sejam os maiores adversários brasileiros. Os jogadores brasileiros terão de lidar com isso e transformar em motivação, para vencer a Copa do Mundo no Brasil.
 
 
Roberto Burns.

sábado, 7 de junho de 2014

Agora é oficial, Aránguiz é do Inter!

     Em meio à um dia triste com o falecimento de Fernandão, venho lhes trazer ao menos uma notícia boa, o Inter comprou em definitivo o chileno Charles Aránguiz.  
     Mesmo se fizer uma boa Copa, ninguém tira o jogador do Inter até 2019, um alívio para os torcedores.
     Foi na manhã desta sexta-feira que o negócio foi concretizado. Com a ajuda de Delcir Sonda, que voltou a investir no clube, o Inter comprou 100% do passe do chileno, que custou algo próximo dos 12 milhões de reais. Sonda bancou as negociações, e o clube irá pagar 30% do valor que foi investido em Luque.
     
     

 
 
Daniel Ribeiro.

Eterno capitão!

    
     Faleceu na madrugada deste sábado (7/06) Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão. O ex-jogador do Inter sofreu um acidente de helicóptero em Aruanã-GO.
     Fernandão atuou pelo Inter em 190 partidas e marcou 77 gols, logo na sua primeira partida marcou o gol de número 1.000 na história do Gre-Nal. Aí já começava a escrever sua trajetória de conquistas e sua condição de ídolo, com a camisa colorada.
     Na sua passagem pelo clube, levantou a taça da Libertadores (2006), do Mundial de Clubes (2006), dois Campeonatos Gaúchos (2005-2008) e uma Recopa (2007). Além disso, desempenhou a função de diretor técnico em 2011 e de técnico em 2012.
     O momento é de luto, mas temos a certeza de que nunca será esquecido, um goleador e ídolo, mas acima de tudo um líder que sempre honrou com garra a camisa colorado.
Descanse em paz, Fernando!


Daniel Ribeiro.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O azar da Copa no Brasil

        Copa do Mundo: Maior evento futebolístico do planeta. Brasil: País mais corrupto do planeta. Quando juntos, a tendência é dar errado. Bem, não sejamos tão rudes assim, mas o Brasil está nos mostrando, à poucos dias antes da Copa, uma cara tão suja quanto a citada.
     Não estou falando de política, até porque não me posiciono contra a Copa. Me refiro a um azar descomunal que ronda as delegações que vem ao Brasil. Desde o final do mês passado, a cada dois dias, um craque fica de fora do mundial.
     Cada vez mais próximo da lista final do treinador, os jogadores parecem tentar dar motivos para merecerem vir à copa, mas isso por vezes, acaba dando um mau resultado. Ou seria só por azar mesmo que logo em janeiro, o craque inglês Theo Walcott rompeu os ligamentos em um lance em que estava sozinho. Até o mês que antecede o mundial, mais três desfalques importantes foram conhecidos: Kevin Strootman, da Holanda; Victor Valdez, da Espanha e o alemão Ilkay Gündögan. O lesionado espanhol Thiago Alcântara teve um revés na recuperação da lesão no joelho, e foi cortado por Vicente Del Bosque no dia 15 de maio. No dia 20 foi a vez do Chile ter sua baixa. Matías Fernandez, meia da Fiorentina, fica de fora por lesão no tornozelo. A Croácia, que já havia perdido Ivan Strinic e Ivo Ilicevic, teve de cortar Niko Kranjcar devido a um sério problema no tendão. 
      Times quase definidos, convocações quase todas já concluídas, mas nada é tão simples. O infeliz mundo das lesões do futebol não para, e perto da convocação final de Louis Van Gaal, a seleção holandesa perde um de seus grandes craques, Rafael Van der Vaart, com lesão na panturrilha. De agora em diante, tudo é desespero, e entra em campo o maior aliado das lesões: os amistosos. Foi em um deles que boa parte da torcida italiana pôde perder as esperanças em relação à copa. No empate com a Irlanda, uma fratura na tíbia tirou um dos principais jogadores da seleção, Riccardo Montolivo. No mesmo dia, teve choro no AT&T Stadium, nos Estados Unidos, mas foi de um mexicano. Luis Montes estava de fora da copa, logo após abrir o placar para o México contra o Equador. 
     Correndo contra o tempo para estar em campo no mundial, Falcão Garcia não foi mais forte que sua lesão no joelho esquerdo, e após cirurgia, não se recuperou à tempo de ser selecionado por José Pekerman e foi cortado no dia 02 de junho. O jogador nunca havia disputado uma Copa do Mundo, e não irá fazer, justamente no auge do seu potencial futebolístico. O último da lista (ao menos, por enquanto) é o astro francês Frank Ribery, que foi diagnosticado com uma lesão nas costas, e foi cortado hoje do elenco Les Bleus. 
     Ao todo, são 13 desfalques certamente sentidos na disputa pelo título mundial, mas o que mais preocupa, é o que ainda está por vir. Se seguirmos nesse ritmo, com essa proporção desfalque/dia, teremos ao menos mais duas lesões até o inicio da copa. Os amistosos ainda estão aí, e hoje tem Brasil.

Mexicano Luis Montes sai chorando de campo. Um das imagens mais marcantes pré-copa

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Perder pra si mesmo? É duro!


     Todos já sabem os problemas que o Inter enfrenta, na janela de transferências no meio da temporada, com a venda de jogadores para a Europa. O clube quase sempre se desmonta com as saídas do jogadores e a falta de reposição.
     Com as vendas de Leandro Damião, Lucas Lima, Fred e Moledo, o Inter não vai precisar vender jogadores este ano pra manter a "saúde" dos cofres, e o torcedor poderia, eu disse poderia, ficar aliviado.
     Mas aí eu chego e vos digo: Como está a negociação do Inter com a Udinese (Itália), detentora do passe do nosso craque Charles Aránguiz?!
     Conhecendo nossa diretoria, vejo que eles vão deixar o torcedor com o coração na mão, assim como foi ano passado com Alex e Scocco . Deixar para concretizar a negociação durante ou após a Copa do Mundo é um erro. Todos sabem do potencial do chileno e, que ele pode se valorizar muito após o torneio, ficando assim, mais difícil do jogador vestir novamente a camisa colorada.
     E não venham me dizer que é exagerada essa preocupação. O chileno foi, na minha mera opinião, o melhor jogador do Inter na temporada. Com ele o meio-campo do Inter tem qualidade, velocidade e verticalidade. Jogador algum no grupo de Abel, consegue fazer o que esse monstro faz em campo, é fora do normal.
     É certo o envolvimento do empresário Delcir Sonda nas negociações. Ele planeja comprar parte ou por completo o jogador e repassar ao Inter, que iria fazer o pagãmente em parcelas anuais. Mas que isso seja breve, cada dia que passa o coração dos colorados bate mais forte quando se toca no assunto.
     Vamos fazer uma breve e curta análise. Após a saída de Aránguiz para a seleção chilena, o Inter foi muito mal, não só pelos resultados, mas taticamente também. É fato de que haviam muitos desfalques, mas é indispensável sua presença e parceria com o maestro colorado, D'alessandro.
     Tenho certeza, que se for preciso, a torcida colorada vai fazer a famosa "vaquinha'' e ajudar o Presidente Luigi na contratação do chileno, assim como disse Abel.
    Brincadeiras à parte, vamos esperar ansiosos pelo dia em que anunciarem: "Inter compra em definitivo o volante Charles Aránguiz, junto à Udinese da Itália!"



Daniel Ribeiro